10.2.06

"Bem vindo a Matrix"



A escolha é sua

"Infelizmente é impossível dizer o que é Matrix. Você tem de ver por si mesmo. Esta é a sua última chance. Depois não há como voltar. Se tomar a pílula azul a história acaba, e você acordará na sua cama acreditando...no que quiser acreditar. Se tomar a pílula vermelha...ficará no País das Maravilhas...e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho.
Lembre-se...tudo que te ofereço é a verdade. Nada mais."

Morpheus - The Matrix

É escolhi a pílula da ilusão, pois com ela vivo feliz e cômodo.

Porém, espere um momento, não foi eu ou você quem a escolheu, isso já aconteceu bem antes de nossa existência e agora já faz parte do cotidiano, é tido como uma herança cultural, é normal isso na ataul socidedade e nos meios de interação que às sustentam. A pílula azul que nos dá uma vida suportável, na qual podemos ignorar a maioria das dificuldades e praticamente fingir não ver todas as desgraças que até mesmo neste nosso mundo de ilusão rodeiam a sociedade.

Penso se há “heróis” em nosso mundo que seguem o mesmo estereótipo de Neo que podem acabar com esses horrores e tornar, sim, a nossa vida realmente perfeita. - Talvez sim, um, dois, dez, mas isso é ínfimo em meio à magnitude de nossa Zion. Já dizia o velho ditado: “uma andorinha só não faz verão”. Infelizmente isto não é um filme, logo Neo não virá nos salvar do poderoso agente Smith. Talvez ele (Neo) esteja vagando por uma realidade paralela e já notou que em pequeno prazo não há uma saída para derrotar Smith, visto que praticamente todos que participam desta realidade, já foram dominados por ele.

E quem é Smith, qual o seu papel nisto tudo? - Smith
é o capitalismo em pessoa, afinal influência todos os passos que o indivíduo dá em sua vida, seja no avanço ou no retrocesso ele é quem vai ditar o que se pode e o que não se pode fazer e as diferenças partirão dai. "Pertença ao processo e tu serás aceito, faça dele sua força motora, exista, concorde, faça, atue em virtude dele. Tome a pílula azul".

É necessário acabar com o mal pela raiz, pois nem todos tiveram a oportunidade de escolha entre a pilula azul e a vermelha, e estes são os excluidos de agora, logo se conclui que há mais um terceiro grupo, surgido com base nas deficiências deste sistema que não só influência as relações físicas ou materiais, mas sim também, na formação do individuo enquanto cidadão, que pode se tornar tão egoísta e individualista a ponto de ignorar a existência do próximo. - Agora como acabar com ele é a principal questão nesta sociedade que já se encontra como novos valores enrraizados que favorecem a este sistema.

E infelizmente buscar uma solução para esta situação é “viajar” de mais e em pequeno prazo não há saída, e a longo quem sabe a alguns milhares de anos. Enquanto isso vivamos felizes este nosso sonho que já se tornou tão longo, que não aceitamos sair dele.

Um dia o(s) escolhido(s) virá (ão) ou a Minority Report (a nova lei) reinará(ão) e de uma vez por todas irá por fim pelo menos as desigualdades materiais.

Até lá, continuamos sabendo de tudo isso, mas como não podemos agir de forma eficaz perante os problemas, segue ai a famosa frase de Platão - "Sei que nada sei".


2 comentários:

breno costa disse...

muito bom!

Unknown disse...

Putz serião achei mtu bom!

só acho que não devemos nos entregar, pois poucos podem fazer muito se unidos!


Lucas
http://comerbisefalarmerda.blogspot.com/