29.6.06

TV Digital - O poder contunia, Lula dorme em paz e que se dane o Brasil

Tenho que expressar minha indignação com a decisão tomada pelo governo no que se refere a escolha para o funcionamento da TV Digital no Brasil. O sistema japonês (ISDB) foi o escolhido sendo que os técnicos brasileiros já vinham desenvolvendo o SBTVD, tão ou mais desenvolvido quanto o europeu e o americano. A escolha poderia ter sido feita entre estes dois ou o brasileiro em desenvolvimento, porem optou-se pelo sistema japonês que também se encontra em vias desenvolvimento e o Brasil não será nada menos do que um laboratório para tal, mas isto é o de menos, o que me dá mais revolta é o que esta por trás da escolha.

Primeiramente é bom salientar que o sistema japonês de TV Digital não abre as possibilidades de novos concorrentes no ambiente televisivo, partindo disso basta pensar quem seria o maior beneficiado com a escolha do ISDB, uma vez que o mercado continuaria nas mãos das grandes redes ou famílias da televisão e somente elas seriam as maiores beneficiadas.

É como eu disse em uma postagem anterior, teremos a tv digital, mas será só uma qualidade melhor de imagem no final das contas, que mudanças teremos se os chefões serão os mesmos e as opções únicas? – O ISDB tem como principal característica a flexibilidade (é o mais flexível de todos os sistemas), ou seja, poderemos assistir TV do celular do PDA, do computador e de outros dispositivos tecnológicos. Que bom não é? – Agora eu pergunto, o que eu ganho com isso? – O que a grande maioria do publico brasileiro ganha com isso? – Inclusão digital? – Diversidade cultural? – Democratização? – Creio que nada disto chegará com o ISDB, ainda mais por que os responsáveis pela distribuição de tais valores serão os mesmos e para eles não há interesse algum em promover a diversidade ou a democracia, “são eles lá e nós aqui”, dois mundos distintos, onde para nós só é possível o receber.

Voltando ao assunto da escolha do governo por tal sistema, encontrei alguns textos na Internet que esclarecem o que está por trás desta opção.

Veja bem, estamos em ano eleitoral, e a chegada da TV digital é algo positivo para a candidatura de qualquer governo e uma vez que Lula esta lá no topo, é claro que ele iria querer ser o presidente responsável pela implementação deste sistema no Brasil, afinal depois da copa tem eleição e ele não é bobo de deixar a escolha pro outro mandato. Quem são os principais difusores das campanhas eleitorais? – As famílias televisivas que também estavam bastantes interessadas em saber qual será o sistema escolhido, uma vez que tal decisão influenciaria no monopólio delas e caso Lula escolhesse por algum sistema que não fosse o japonês, quem sairia perdendo seriam as famílias da TV e uma vez que já estariam derrotadas, não mediriam esforços para a derrubada de quem às prejudicou (e elas tem condições de fazer isto), Lula esperto foi lá e anunciou a preferência pelo ISDB japonês.

“O padrão japonês é melhor para as TVs brasileiras porque é o que trará menos impacto ao seu modelo de negócios. Não haverá a entrada de novos concorrentes, principalmente as temidas telefônicas”.– Coluna de Antonio Brasil no Portal Comunique-se

E o Brasil como fica nisso tudo? – Com certeza esta não será a melhor escolha, pois não dará ao telespectador a chance de vislumbrar novos ares, a inclusão digital será superficial e principalmente a diversidade cultural que seria propiciada com a chegada de novos concorrentes, não acontecerá.

É revoltante saber que por um mero desejo de governar a qualquer custo, o Brasil não andará para frente mais uma vez, e com isto vamos perdendo a chance de mostrar do que somos capazes e de trabalharmos no material humano. Caso isso se confirme eu mudo meus conceitos.

Me vem a mente agora a teoria dos jogos na qual o jogador em busca do que é melhor para si, nem sempre escolhe a melhor opção de todas, infelizmente os jogadores deste jogo eram Lula e as “famílias” televisivas, o resultado foi bom para ambos mas horrível para o Brasil.

Outras boas leituras:
Televisão digital

Governo comete um erro histórico

Escolhido o padrão japonês. E agora?

Tv digital - técnologia e inclusão digital

Triste fim na novela da TV digital brasileira – com cadastro

Redes de Tv saem vitoriosas

Um comentário:

breno costa disse...

ai, ai, nao tenho nem palavras...

será que na proxima copa vai ter TV digital? rs