25.6.06

Internet, mídias e o Capitalismo

Os avanços tecnológicos tem sido de grande ajuda para o desenvolvimento da sociedade atual, tudo esta ao alcance do indivíduo através da Internet que o permite de casa resolver seus problemas no trabalho, que possibilita um bate papo com pessoas de diversas partes do globo e que principalmente da a chance ao indivíduo de discutir temas polêmicos e cruciais para um melhor desenvolvimento da sociedade, dentre outras coisas mais.

A tecnologia transformou o indivíduo atual em um ser cômodo, preguiçoso, que precisa de tudo ao seu alcance, nada que esteja muito longe ou que careca de uma maior dedicação física do indivíduo é vista com bons olhos por ele, e por isso nenhum problema, nenhuma desigualdade social ou insatisfação com o sistema é discutida de maneira que abranja um maior publico e principalmente chegue no publico certo de maneira clara para que este juntamente com os outros grupos da sociedade possam agir em conjunto para derrubar ou tentar mudar a situação atual na qual se encontram.

Em meus giros diários pelo ciberespaço me deparo com várias discussões em fóruns bate papos, orkut, acerca de temas de utilidade publica, varias até bem fervorosas, as quais, penso eu: - Imagina se esta possibilidade de discussão não existisse na Internet? – Onde elas seriam feitas? – A Internet possibilita, como já foi dito, que diversas pessoas de várias partes do mundo se unam em um único território virtual e discutam temas afins com a finalidade de terem a maior variedade de pontos de vistas e saídas possíveis para o tema em questão. Temas sociais, que se referem ao governo, a desigualdade social, aos escândalos políticos, aos mass media, violência, abusos, e uma infinidade de outros assuntos são discutidos nestes espaços e por pessoas que tem um mínimo de capacidade de discernimento, mas e os principais influenciados por estes assuntos, os diversos grupos sociais de várias classes, que na maioria das vezes não tem acesso à estes adventos tecnológicos? – afinal são estes os que terão coragem de sair da toca e pedirem mudanças, porém, estes são vitimas de suas superficialidades, pois não tem conhecimento o suficiente para que seus anseios sejam levados á sério, é por isso que manifestações como a proporcionada pelo MLST á algumas semanas atrás não dão em nada (só em queima de arquivo dos lideres), mas ao menos a cara a tapa eles deram, independentemente de suas causas serem justas. As discussões da Internet também passam a ser superficiais justamente por não saírem daquele vasto mundo criado pela rede, por mais profundas e recheadas de boas idéias que sejam, dali elas não passam e são raras as vezes que suplantam o meio.

Somos induzidos pelo capitalismo e pela pós-modernidade a sermos cômodos, preguiçosos, pois assim o sistema não é ameaçado, revoltas aos meios de controle do sistema acontecem, mas são superficiais, vazias de conteúdos e talvez induzidas a serem assim pelo próprio sistema. O sistema é o principal causador destes problemas sociais, porém ele não é questionado veemente justamente por criar saídas que dispersem e camuflem tais problemas e a Internet, mesmo tendo uma infinidade de pontos positivos, é uma das saídas utilizadas por este sistema que através do progresso iminente, cada vez mais cria maneiras de driblar as adversidades. Mas quem sabe através deste progresso, principalmente o tecnológico, não surjam saídas que atendam a todas as expectativas e conseqüentemente eliminem estes problemas mesmo estando ainda no mesmo sistema.

Nenhum comentário: