16.12.06

Turistas - "Mudem a realidade do país para a imagem também mudar"

Até agora não entendi o porque da revolta brasileira contra este filme americano, visto que o cinema brasileiro tem seus melhores momentos quando retrata as debilidades de nosso Brasil, vide - Carandiru, Cidade de Deus, Documentário do ônibus 174, Falcão meninos do trafego, além é claro de nosso nada sexy carnaval.

O que há de melhor no nosso cinema é o que há de pior no Brasil, porém os críticos não aparecem com cinco pedras na mão dizendo que estes filmes mancharam a imagem do Brasil frente ao público mundial (e nem deveriam mesmo) e sim aparecem dizendo que criar filmes com estas características só vêm a chamar a atenção de nosso governo e de nossa sociedade para que estes problemas, sejam sanados.
Agora quando um filme do exterior mostra outras debilidades do Brasil (que são verdadeiras até certo ponto), ninguém aprova. É estranho isso, deve ser o patriotismo - que piada. Nós que começamos COMERCIALIZANDO pelo mundo afora nossa imagem de favelados, analfabetos, pobres de espírito, através de nossas mega-produções. Estou vendo ai dois pesos e duas medidas.
Algo bom é que com este filme o Brasil constatou mesmo que nossa imagem não é das melhores lá fora, graças aos nossos filmes e a fatos óbvios também. Dêem uma olhada nas notícias da folha envolvendo turistas.
Eu defendo a idéia de que algo tem que ser feito para que o Brasil possa se desenvolver, e se para que o governo se mecha é necessário que nossas fraquezas sejam mostradas por A ou B, que seja. Talvez seja melhor as fraquezas serem mostradas por B mesmo, hahaha.

Finalizo com esta frase do produtor do filme:
"Mudem a realidade do país para a imagem também mudar" - Raul Guterres, brasileiro e produtor do filme Turistas.

Só mais uma coisa, não discuto aqui a qualidade do filme que pelo que parece vem sendo bastante criticada, e sim o modo de como o Brasil se posiciona ao se deparar com um estilo de cinema parecido com o estilo brasileiro que mais lucro dá à sua industria cinematográfica.

3 comentários:

Luís Moreira disse...

Helder,

também não entendo este estardalhaço que muitos estão fazendo em relação ao filme Turistas. Bem que esta maioria gosta de ver filmes do mesmo estilo nos mais diversos países possíveis.

Everaldo Vilela disse...

rapaz a explicação é simples:
É que só brasileiro pode falar mal do Brasil. Já reparou?
Nós [brasieiros] descemos o pau no Brasil, nos políticos mas ai de quem ousar falar mal da Terra Brasilensys...

Everaldo Vilela disse...

ah hugo!

eu vi Turistas!

amanhã (07/03) vou postar no blog sobre...