Pensar para que?
Ler pra que?
Por que vemos Faustão e assistimos novela?
Resultado de que?
Pesquisa precária, perguntas horrendas, respostas vazias, ensino cada vez mais "macetado", a família mais ligth, a liberdade da internet, da mídia cada vez mais superficial e espetacular, dentre outras coisas mais.
O país careçe de questionamento, e este questionamento tem de ser plantado no âmago do indivíduo desde o berço, mas o constante desenvolvimento dos meios tecnológicos vem engolindo este fator de fundamental importância para o desenvolvimento de uma sociedade mais democrática.
Mcluhan fala dos "meios de comunicação como extensão dos homens", logo penso na Internet, que a princípio chegou com intuito de estreitar as relações entre os indivíduos para que as informações fossem trocadas em um espaço de tempo menor, poxa está ai uma extensão do homem realmente, mas hoje a Internet é um monstro de tão abrangente que é, talvez nem seja mais uma extensão do homem e sim o próprio homem representado em dados. A Internet virou a mãe, o melhor amigo, o professor, a diversão, a informação do homem e por causa de tantas facetas, o que é retido pelo usuário na maioria das vezes é o que de pior e mais superficial existe neste meio, mas a questão aqui não é saber qual o conteúdo da Internet, e sim o papel que todos os meios de comunicação tem exercido como extensões ou complementos do homem e os resultados obtidos com isso. Sobre a televisão tenho algo aqui<>.
O homem deixou-se dominar pela máquina, por ser mais fácil levar a vida assim, tudo fica mais "claro", instantâneo, isso lembra até a Matrix, as instituições estão mais ligth, a educação é mediada pela comunicação e é ela quem dita as regras hoje, talvez por isso somos tão passivos no que se refere aos problemas cotidianos que nos cercam, que podem estar ligados tanto ao nosso mundinho quanto ao mundo dos outros, e isto é refletido na maneira como encaramos a política, a pobreza, a violência, a ciência, a desigualdade dentre outras questões. Ficamos deficientes, tanto fisicamente como mentalmente, com estes novos "membros" que temos.
Por hora só digo isto, afinal como eu disse no inicio a pesquisa é precária, haha, mas tenho minha defesa momentânea:
"O que eu consigo ver é só um terço do problema É o Sistema que tem que mudar Não se pode parar de lutar Se não, não muda" - Negra Lee
;]....
Nenhum comentário:
Postar um comentário