28.8.07

Tv, tv digital e o Globo Online

Antes uma matéria do portal Uai

"O criador da internet, o norte-americano Vint Cerf, previu que a televisão atual deixará de existir, e as pessoas começarão a ver programas somente na grande rede mundial de computadores. Cerf, um dos cientistas que há 30 anos criaram a Internet, acredita que os dias da televisão estão contados.


Em uma intervenção no Festival Internacional de Televisão em Edimburgo, na Escócia, o especialista de 64 anos previu que a televisão se aproxima do mesmo momento crítico que a indústria musical enfrentou com a chegada do reprodutor de áudio digital MP3: "85% de todo o material de vídeo que vemos estão pré-gravados, qualquer um pode preparar o próprio sistema para descarregar (da Internet) à vontade", explicou Cerf, atual vice-presidente do Google e presidente da organização que administra a Internet.

Segundo o especialista, "a televisão continuará sendo necessária para certas coisas, como as notícias, os acontecimentos esportivos e as emergências, mas cada vez mais será como o iPod, pelo qual se pode descarregar o conteúdo para vê-lo mais tarde".

Ele trabalha atualmente no desenvolvimento da Internet para levar esse meio além das fronteiras da Terra e usá-lo nas comunicações com veículos espaciais, incluindo os interplanetários que são enviados para explorar a superfície de Marte. "Quero que cada um dos seis bilhões de habitantes do planeta possam se conectar à rede, pois poderiam ter acesso a coisas que beneficiariam a todos nós", concluiu."

Matéria retirada do portal uai


TV, tv digital, e O Globo Online

É difícil pensar em um mundo sem televisão, uma vez que as vantagens propiciadas pela internet, ainda se encontram sob o alcance de poucos, devido principalmente à questões sociais como baixa renda e grau de instrução.

O que me chama a atenção no entanto, é que a própria televisão está evoluindo a tal ponto, que talvez já possa ser chamada de tv digital. Exemplo disto é que uma das principais discussões que envolvem tv digital e analógica, que diz respeito a propaganda (principal fonte de renda dos canais de tv), já saiu do campo das especulações e está sendo posta em prática por outro suporte que não é a televisão, porém representa o canal de tv na web. Se trata do portal online da Globo, que dá a oportunidade de seus usuários poderem ver praticamente todas as principais atrações da Rede Globo de televisão na integra (Fantástico, Jornal Nacional, novelas, Esporte Espetacular...), sem que para isso, tenham que assistí-los somente em seus horários habituais, ou aturar os minutos de intervalo e conseqüêntes propagandas - não que sejam ruins. Há algo parecido com a tv digital ai não?

O que seria o portal da Globo então? - O primeiro pontapé para a chegada da tv digital? - As condições para que se tenha direito à estas mordomias do portal, são as mesmas para que se possa obter acesso a tv digital, porém com um custo menor, e infelismente, uma espera maior de acesso dependendo de sua conexão. Tal inovação é digna de se tirar o chapéu principalmente pela capacidade de percepção e aplicação das novas tecnologias que os responsáveis pelo portal tiveram, com a intenção, acredito eu, de terem em troca, um maior envolvimento e compreensão de seus usuários, uma vez que hoje encontramos no portal: videos dos principais programas na integra, notícias complementares, videos do youtube, espaço para comentário em algumas notícias, blogs de seus jornalistas (o que ajuda na complementação da matéria), e até blogs dos próprios usuários, ou seja, uma variedade de opções que tornam o portal mais atrativo e mais completo que muitos outros sites e veículos, sem contar ainda, comparando com a tv digital, com a liberdade hipertextual propiciada pelo ambiente virtual em um todo.

E este fenômeno da interatividade e hipertextualidade é o que moverá também a Tv digital, guardadas as devidas proporções, com isso poderemos dizer que a tv tradicional não acabará, e sim, que novos meios surgirão a medida que as tecnologias forem se desenvolvendo e os veículos forem se adequando a elas. O principal e único motivo que julgo pertinente para a continuidade da existência da tv analógica em um futuro próximo, é a questão mesmo das desiguldades que por mais que a sociedade evolua tecnológicamente, continua com várias disparidades sociais que a meu ver não acabarão tão cedo. Sei que é um discurso burocrático e antigo este, porém é o que mais se aplica ao "freio do desenvolvimento". Portanto, a meu ver, uma nova tecnologia nunca esteve ao alcance de todos e isso faz com que sempre o "velho" permaneça, ou seja, a mágia da "novela das oito" na televisão perdurará por longos tempos ainda...^^

Sobre a Globo e seu portal online tenho uma duvida. - Será que a Globo ao ofereçer tantos benefícios aos internautas, não estaria indo no caminho contrário à de seus anunciantes? - Os cliques nos videos valem mais que uma propaganda anunciada na tv? - Ao fazer isso a Globo não diminui a lista de possíveis compradores dos produtos anunciados? - É claro qu os anuncios são constantes na internet também, porém, eles tem o mesmo efeito? - Não tenho resposta para estas questões, talvez quem possa respondê-las seja somente o veículo em questão, mas independente de ter sido uma investida boa ou ruim para o Globo, foi uma opção boa para o usuário que só tem a ganhar, assim como a Globo, espero. ^^

Links interessantes:

Nenhum comentário: