Algumas poucas questões rondam a polêmica entre Atlético Mineiro e Flamengo sobre a aposentadoria da camisa 12 rubro-negra, ato este, que o Flamengo (não em sua totalidade) considerou-se como sendo pioneiro até certo momento, pois como já é sabido, o Atlético Mineiro é quem foi o primeiro clube brasileiro a imortalizar a camisa 12, fato este, que se deu em seu último jogo pela série B de 2006 contra o América de Natal.
Polêmica
Depois da cobertura feita em cima da idéia flamenguista, a torcida atleticana se sentiu indignada com tal afirmação de pioneirismo constatada na carta do conselheiro flamenguista Reginaldo Beltrato, carta esta, que se trata do pedido formal sobre a aposentadoria da camisa 12 rubro-negra.
"Aposentar a camisa número 12 seria a maior, mais linda e inédita homenagem que um clube poderia prestar à sua torcida." "Sou sócio e deixo essa sugestão pioneira, para os Srs. que são flamenguistas de raiz como eu." "Espero que a idéia prospere, antes que outro clube a tenha e digam que o Flamengo a copiou." - Trecho retirado da carta de Beltrato
Carta isponibilizada também no portal da globo
É Sr. Beltrato, sinto lhe dizer, ou melhor, tenho o prazer de ressaltar novamente: O Flamengo copiou a idéia. Talvez a torcida do Flamengo poderia ter ficado sem escutar essa, caso não estivesse escrito na carta/pedido que o Flamengo foi o pioneiro. Acredito, assim como muitos, que não há nada demais em copiar idéias que deram certo, o que incomoda, é que a idéia seja copiada e tida como inovadora por quem a copiou, e o pior disso tudo é que se tratou de um clube brasileiro.
É inveja ou indignação de torcedor?
Ao longo deste período de frisson em cima da camisa 12 rubro-negra, venho notando as coberturas sobre a ação do Flamengo e o posicionamento do Galo, coberturas estas, que vem sendo na minha opinião, voltadas somente para o lado da indignação (abordada sob a perspectiva de inveja) da torcida do galo a respeito do assunto, parecendo algo do tipo: "Nós fomos os primeiros, copiem, copiem"; o que de certa forma fica parecendo inveja por parte da torcida atleticana, quando na verdade, o que deveria ser mostrado, é que o Atlético é quem foi o pioneiro e que a "idéia inovadora" e palavras do conselheiro flamenguista são falhas.
Como prova deste tratamento errado ou tendencioso por parte da imprensa, basta ver esta chamada no portal da Globo na página do Flamengo no qual o portal intitula como inveja da torcica atleticana, o ato de se fazer uma camisa satirizando a idéia flamenguista.
Ainda não encontrei algum site que fale, aponte, ou critique os erros que constam na carta de Beltrato (opa encontrei), se foram frases conscientes ou não, é díficil saber, mas defendo que eram dignas de exposição e do tratamento adequado na mídia para respaldar de forma correta a indignação da torcida atleticana, o que não foi feito da maneira mais sensata.
Contudo há que se lembrar também, que nem todos torcedores pensam igual, ou seja, muitos satirizam a idéia do Flamengo somente por se tratar de uma cópia da idéia do galo mineiro, que foi pioneiro aqui no Brasil neste assunto, outros já estão indignados somente pelo conteúdo da carta, são várias as motivações dos torcedores atleticanos (indignação, inveja), mas o que acho, é que o que realmente deveria ser mostrado como fator propulsor de tanta indignação (resultando na camisa satirizada), não o foi com a devida proporção, e agora fica parecendo inveja de torcedor, quando na verdade não se trata somente disso.
Enfim, fica aqui registrado o meu protesto.
o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário