7.3.07

A Discografia e o Compartilhamento Digital

Direitos autorais, gravadoras, artistas, musicas, compartilhamento, acesso, preço, realidade.

Estes são alguns fatores que entram em discurssão quando se fala sobre o compartilhamento de musicas e livros no ambiente virtual.

Porém, meu foco agora não diz respeito a discurssão destas polêmicas, mesmo por que ainda não tenho muitas informações a respeito.

O que quero mostrar é esta mágica possibilitada pelo meio digital, e para isto relatarei o que aconteceu comigo nesta semana.

Há alguns dias atrás ouvi algumas musicas dos extintos Raimundos, e fiquei com vontade de ouvi-los novamente, porém o unico CD que eu tinha se perdeu, pensei em baixar no E-mule, mas tentei primeiro a pesquisa na internet. Fui no orkut, achei a comunidade dos Raimundos consegui um link para donwloads, mas o que eu queria (Lual MTV) estava quebrado. Pensei mais um pouco e resolvi digitar <discografias> na pesquisa de comunidades do orkut, precisei clicar apenas na segunda comunidade relacionada e lá encontrei um acervo enorme de qualquer artista que se possa imaginar, e Raimundos óbviamente estava lá com sua discografia completa. Em questão de minutos tive praticamente todo o material midiático sobre o Raimundos à meu alcançe.

Táh...

Ficou clara minha posição sobre o tema do compartilhamento digital, mas posto isto para trazer a tona a "mágica" de ver esta capacidade e vontade dos usuários em estarem disponibilizando seus materias sobre diversos artistas no ambiente virtual com o intuito de dar ao fã ou mesmo ao leigo, a oportunidade de descobrir todo o trabalho que já foi feito por este artista.

Para sair um pouco de meu ponto de vista, cito a banda mineira - Tianastácia, que abdicou de sua gravadora demonstrando assim que sua renda maior não vem de vendas de cds e sim de shows (claro que foram outros fatores que os levaram a isso também). E outro caso é o do grupo O teatro Mágico, o qual eu deixo um trecho da entrevista do vocalista e seu respectivo link, na qual ele comenta em algumas de suas respostas, sobre o posicionamento da banda a respeito desta compartilhamento de musica através da internet.

Trecho da entrevista concedida por Fernando Anitelli (vocal do grupo O teatro Mágico) ao site oba oba:

"...Se a música fez sentido pra você, não tem que proibir na Internet e em nenhuma outra mídia. Por isso que eu estou falando dessa pirataria saudável que é compartilhar a arte. Tornar a arte cada vez mais acessível, isso sim..."
Continua...

Isso sem contar os artistas independentes e iniciantes que tem como principal ferramenta de divulgação de seus trabalhos, o meio virtual.

No mais, prometo que futuramente irei trabalhar este tema de maneira mais abrangente e destituída de "pré-conceitos". Esse post foi feito mesmo somente com o intuito de demonstrar a minha admiração perante as novidades que esta tecnologia digital nos ofereçe, e divulgar a comunidade de Discografia pedidos à vocês...huhuhu

"Maginific"

Nenhum comentário: