Olhem primeiro estas duas propagandas:
Quilmes
Skol
Vendo a propaganda argentina eu até choro de tanta emoção enquanto que a brasileira não me diz quase nada (só arranca risadas). Ambas tem como finalidade o share of mind, ou seja, fazer com que o consumidor sempre lembre da propaganda ao ouvir determinada frase, jingle, ou imagem, e assim despertar a preferência do consumidor. Porém, a propaganda argentina tem algo mais, o qual eu ainda não presenciei em alguma propaganda brasileira, pelo que eu me lembre. A primeira tem conteudo, a segunda só imagem.
Enfim, mesmo abordando o tema do futebol e tal, vale ressaltar o sentimento de patriotismo colocado na propaganda que em nenhum momento se refere à cerveja (só no final), e também a grande visilibidade e liderança da quilmes na Argentina e no seu mercado. O momento escolhido pela quilmes também foi ótimo para veicula-lá - A copa - "todos em prol de suas seleções".
Não é caracteristico do povo brasileiro isto, e se comparado ao "patriotismo" defendido pelos brasileiros tendo como base as copas por exemplo, estamos bem abaixo dos argentinos e talvez por isto aceitamos tudo o que nos é imposto, não só no futebol mas em todos os ciclos e instituições que nos rodeiam.
É como eu já disse - A midia é a mais nova instiuição mundial portanto ela deve ser bem utilizada e por mais que os interesses principais da quilmes sejam privados, a sua propaganda, creio eu, ajuda a fortalecer o sentimento de patria e união de uma nação.
Sejam criativos publicitários, não se contentem apenas com o "dá, dá, dá" ou com o "desce redondo", pois dá para se fazer uma boa propaganda que corresponda às suas espectativas $, e também ajude na construção de uma nação melhor.
3 comentários:
A diferença é mesmo gritante. A propaganda da Quilmes quase me fez chorar. Ela gera uma identificação, um orgulho de nacionalidade.
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Dá até uma 'breve' vontade de ser argentino!
Não podemos esquecer de que ambas as cervejas são de uma única companhia, a AMBEV.
E quem nos disse que isso não foi uma jogada de Marketing?
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