12.7.06

Publicidade brasileira X argentina















Olhem primeiro estas duas propagandas:

Quilmes

Skol

Vendo a propaganda argentina eu até choro de tanta emoção enquanto que a brasileira não me diz quase nada (só arranca risadas). Ambas tem como finalidade o share of mind, ou seja, fazer com que o consumidor sempre lembre da propaganda ao ouvir determinada frase, jingle, ou imagem, e assim despertar a preferência do consumidor. Porém, a propaganda argentina tem algo mais, o qual eu ainda não presenciei em alguma propaganda brasileira, pelo que eu me lembre. A primeira tem conteudo, a segunda só imagem.

Enfim, mesmo abordando o tema do futebol e tal, vale ressaltar o sentimento de patriotismo colocado na propaganda que em nenhum momento se refere à cerveja (só no final), e também a grande visilibidade e liderança da quilmes na Argentina e no seu mercado. O momento escolhido pela quilmes também foi ótimo para veicula-lá - A copa - "todos em prol de suas seleções".

Não é caracteristico do povo brasileiro isto, e se comparado ao "patriotismo" defendido pelos brasileiros tendo como base as copas por exemplo, estamos bem abaixo dos argentinos e talvez por isto aceitamos tudo o que nos é imposto, não só no futebol mas em todos os ciclos e instituições que nos rodeiam.

É como eu já disse - A midia é a mais nova instiuição mundial portanto ela deve ser bem utilizada e por mais que os interesses principais da quilmes sejam privados, a sua propaganda, creio eu, ajuda a fortalecer o sentimento de patria e união de uma nação.

Sejam criativos publicitários, não se contentem apenas com o "dá, dá, dá" ou com o "desce redondo", pois dá para se fazer uma boa propaganda que corresponda às suas espectativas $, e também ajude na construção de uma nação melhor.

3 comentários:

. rafael rocha. disse...

A diferença é mesmo gritante. A propaganda da Quilmes quase me fez chorar. Ela gera uma identificação, um orgulho de nacionalidade.
.
Dá até uma 'breve' vontade de ser argentino!

Well Martins disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Well Martins disse...

Não podemos esquecer de que ambas as cervejas são de uma única companhia, a AMBEV.
E quem nos disse que isso não foi uma jogada de Marketing?